domingo, 4 de maio de 2014
Sugestão de atividade relacionada ao gênero oral.
O primeiro passo para o ensino bem sucedido de gêneros orais é a seleção do gênero a ser ensinado, que no nosso caso é o debate.
Devemos identificar todos os elementos estáveis que determinam a ocorrência desse gênero, refletindo sobre esses elementos e analisando-os com os alunos.
A partir daí, dentro do que já foi explicado sobre esse gênero e de acordo com o contexto, pode ser feitas perguntas como: Quais os elementos da situação de comunicação de uma peça de teatro? Quais os elementos da situação de comunicação de um sarau de poemas?E de um júri?
Como no caso da aula expositiva, verificar-se-á que a situação de comunicação própria do gênero está socialmente ligada a várias outras situações das quais ele depende.
Ao levantar esses elementos com os alunos, reforçando os aspectos de oralidade sem esquecer o apoio na escrita, eles tomarão consciência da situação em que se envolverão e terão melhores resultados no uso dos gêneros orais como valiosos instrumentos para o domínio da língua.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi pessoal! O difícil é começar, depois fica mais fácil. Trabalhar com a perspectiva dos gêneros textuais na sala de aula realmente dá resultado. Vale a pena investir nessa proposta!
ResponderExcluirO debate é um gênero oral interessante para a interação dos alunos em sala de aula. Proporcionando dinamização e a uma maior participação no ensino-aprendizagem.
ResponderExcluir