A receita apresenta uma estrutura simples e padronizada, com o objetivo de alcançar a compreensão dos seus leitores, com duas partes bem definidas que são os Ingredientes e o Modo de preparo, sendo a primeira a que estipula as quantidades necessárias indicadas por gramas, colheres, xícaras entre outros, e a segunda, que é o passo a passo, geralmente se apresenta com os verbos no modo imperativo. Além dessas duas partes a receita pode aparecer também com outras informações como o tempo de preparo, o rendimento, grau de dificuldades e outras.
Nesse gênero textual é costuma-se empregar uma linguagem direta, clara e objetiva para levar o cozinheiro a obter sucesso no preparo do prato culinário.
A seguir um exemplo de receita culinária. Temos nessa imagem uma receita culinária que apresenta, além dos Ingredientes e o Modo de fazer, o Rendimento e o Tempo de preparo.
Essa segunda imagem apresenta uma Receita Mineira de Molho de repolho, que mesmo não estando na linguagem culta, podemos decifrá-la e identificar as partes de sua estrutura.
E essa terceira imagem é uma propaganda de lentes de contato, onde o anunciante usou a sua criatividade e utilizou a estrutura de uma receita culinária para lançar seu produto e ficou super interessante.
Observe nessa propaganda como o anunciante, servindo-se de um gênero textual bastante popular, que é a receita, aproveita-o criativamente para persuadir o leitor a comprar lentes de contato.
A partir do gênero receita o professor pode propor inúmeras atividades, uma delas é pedir para que o aluno faça poesia com estrutura de receita, assim o aluno que não gosta de poesia vai escrever só que na estrutura de receita.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir