Vejamos na imagem abaixo um exemplo de bilhete completo:
Podemos também nos depararmos com bilhetes incompletos, onde, muitas vezes, faltam o nome de quem o enviou, dando um ar de anonimato, como vemos no exemplo abaixo:
Os bilhetes eram mais usados antes da era tecnológica, quando ainda não haviam celulares com suas mensagens SMS, nem os emails via internet, que substituíram quase por completo os bilhetes escritos a mão. Esses bilhetes tradicionais são mais usados atualmente em relacionamentos amorosos, com a intenção de demonstrar o romantismo através dos mesmos, principalmente em datas especiais.
É preciso trabalhar esse gênero em sala de aula para que ele não entre em desuso, para que os alunos dessa nova geração não perca o contato com a escrita manual.
Sugestão de atividade:
O professor pode pedir para que os alunos escrevam bilhetes anônimos uns para os outros, depois cada um faz a leitura do qual recebeu e tenta descobrir quem o enviou, isso pode ser percebido até mesmo através da grafia de quem escreveu. Uma aula diferente e dinâmica que pode chamar a atenção dos alunos e despertar o interesse por esse gênero.
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