quarta-feira, 14 de maio de 2014

Outdoor

É um gênero que tem a finalidade de divulgação, seja de produtos ou serviços, e de promover campanhas no setor da publicidade.

Nesse gênero a persuasão está presente o tempo todo, implícita ou explícita, com a finalidade de fazer o outro (público) adquirir produtos/serviços ou ideias.

O outdoor é a designação de um meio publicitário disposto em locais de grande visibilidade como nas beiras de rodovias ou nas fachadas dos edifícios nas cidades. A simplicidade e clareza são requisitos básicos nesse gênero textual.

Como o potencial consumidor, provavelmente, estará em movimento, a mensagem contida nos outdoors tem de ser direta, de fácil leitura e conter as principais informações, não havendo espaço para minuciosas explicações.


 Mas muitos defendem a ideia que os outdoors não deveriam ser colocados em vias muito movimentadas pelo fato de tirarem a atenção dos motoristas e consequentemente provocar acidentes.
Vejamos a notícia abaixo sobre um outdoor que foi proibido nas ruas do Reino Unido:

" Reebok recebe advertência por nudez em outdoor

Entidade de trânsito pediu para que marca retire das ruas os anúncios com a modelo Kelly Brook usando apenas um par de tênis   São Paulo - O Instituto de Motoristas Avançados (IAM, na sigla em inglês) pediu à Reebok que retire das ruas do Reino Unido outdoors que mostram a modelo Kelly Brook, embaixadora da marca, nua, usando apenas um par de tênis. A alegação da entidade é de que as "curvas" da modelo fariam os motoristas desviarem a atenção das estradas, podendo causar acidentes graves.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, o Instituto usou como base o aumento no número de acidentes causados por uma campanha da Wonderbra, empresa de lingeries, veiculada nos anos 90. No anúncio da marca, a modelo Eva Herzigova aparecia usando trajes mínimos com a frase "Hello boys" ao lado.

"Os outdoors realmente distraem os motoristas, e estão colocados particularmente em áreas de risco", afirmou Peter Rodger, da IAM, ao Daily Mail.

Em resposta à advertência da entidade, a Reebok pediu para que os motoristas sejam "suficientemente cautelosos" a ponto de não se distraírem no trânsito, mesmo quando expostos a influências visuais externas.

Os outdoors da marca foram instalados em alguns dos cruzamentos de tráfego mais crítico das cidades inglesas, onde desviar a atenção do volante por segundos pode ser fatal.

A campanha tem duração de duas semanas e pretende mostrar às mulheres com menos de 30 anos que os tênis da linha EasyTones, recém lançados pela marca, são um exemplo de como tonificar os músculos."

Disponível em: http://portalexame.abril.com.br/marketing/noticias/modelo-nua-outdoor-reebok-tira-atencao-motoristas-diz-entidade-586582.html 




Um comentário:

  1. A matéria citada mostra a grande influência da publicidade em nosso cotidiano ,seja positiva ou negativa! Cabe ao leitor, identificar esse tipo de mensagem e ideia que é propagada! No entanto na maioria das vezes, a função apelativa e gritante, produzindo ideias que não tem nada relacionada ao produto, é apenas uma mera fantasia criada para obter a atenção e persuadir o público alvo, ou seja, vender o produto a qualquer custo!

    ResponderExcluir